Labrador Retriever

Written by on 8 de novembro de 2013 in Guia de Raças - No comments

labradorTAMANHO
Macho: De 56 a 57 cm.
Fêmea: De 54 a 56 cm.
PESO
Macho: De 25 a 30 kg.
Fêmea: De 25 a 30 kg.
PERFIL
Cão sólido e fortemente estruturado.
TEMPERAMENTO
Bom temperamento e amigável.
SINAL PARTICULAR:
Sua paixão por água e a capacidade de adaptação.

Simpático e sólido, excelente perdigueiro foi observado por alguns aristocratas do condado de Dorset, que começaram a praticar a criação e o adestraram para a caça. Seleção e cruzamentos, sem dúvida com intervenção do Pointer, Setter, Spaniels e outros perdigueiros, permitiram o aperfeiçoamento da raça. O Labrador Retriever é um perdigueiro por instinto e atira-se sem hesitar em águas frias. Também sabe fazer uma busca calma e rastrear a caça com tenacidade. Inteligente e dócil, é dotado de excelente faro e é utilizado por polícias como cão de busca e, sobretudo, como detector de drogas ou explosivos. Doce, agradável e equilibrado, esse cão não tem igual como cão-guia para cegos. Fiel e corajoso, esse amigo das crianças é um companheiro extremamente agradável. Em geral late pouco e nunca se mostra agressivo. Esse cão precisa muito cedo de adestramento, firme porém não coercitivo. Para seu equilíbrio, ele precisa fazer muito exercício, todos os dias. O Labrador Retriever fez e ainda faz um sucesso internacional notável. Permanece entre as primeiras raças na Grã-Bretanha, assim como nos Estados Unidos, e alcançou essa posição na França nos últimos anos e é bastante difundido no Brasil. O Labrador tem cabeça de crânio largo, com stop nítido, mandíbulas sólidas e focinho largo. Os olhos, medianos, castanhos ou de cor de avelã, têm expressão doce e inteligente. As orelhas, pequenas, pendem contra a cabeça, um tanto para trás. O peito é largo e profundo; os membros são fortes. A cauda, muito espessa na base, se afina aos poucos na direção da ponta. Ela tem aparência arredondada de “uma cauda de lontra”. Esse cão a leva alegremente, não curvada acima do dorso. A pelagem é composta de pelo curto e denso, sem ondulações e franjas. É bastante áspera ao tato e tem subpelagem resistente à água. Sua cor pode ser o preto, o marrom ou o amarelo e vai do creme-claro ao roxo (da raposa). Uma pequena mancha branca é admitida no antepeito.

Saúde do Labrador Retriever
Labradores são cães ativos e sociáveis. Eles precisam de exercícios diariamente, preferivelmente na forma de natação e busca de caça. Os donos que possuem uma piscina precisam colocar uma cerca, caso não queiram dividí-la. Precisa de escovação semanalmente para remover pelos mortos. Expectativa de vida: 10 a 12 anos.

Origem do Labrador Retriever
Descendente do “Cão de Saint-Jones”, que vivia no século XVIII na ilha de Terra Nova, a oeste da foz do rio Saint-Laurent, no Canadá, o Labrador Retriever era utilizado pelos pescadores de bacalhau para recuperar os peixes escapados da rede. Por volta de 1820 ele foi levado para a Grã-Bretanha. Essa raça é muito popular. Infelizmente, o Labrador Retriever é predisposto à displasia dos quadris.

Nível de energia : Alto
Exercício : Moderado
Brincalhão : Muito brincalhão
Nível de afeição : Muito apegado
Amigável com outros cachorros : Muito amigável
Amigável com outros animais de estimação : Muito amigável
Amigável com estranhos : Muito amigável
Fácil de Treinar : Difícil de treinar
Cão de Guarda : Sim
Habilidade de proteção : Não muito protetor
Cuidados com a aparência : Poucos
Tolerância ao frio : Alta tolerância
Tolerância ao calor : Média tolerância

Leave a Comment