Bearded Collie

Written by on 10 de setembro de 2013 in Guia de Raças - No comments

bearded_collie
TAMANHO
Macho: De 53 a 56 cm - Fêmea: De 51 a 53 cm.
PESO
Macho: De 25 a 30 kg - Fêmea: De 25 a 30 kg.
PERFIL
Esperto, gentil, não sabe o que é agressividade
TEMPERAMENTO
Dócil e gentil.
SINAIS PARTICULARES
Sua barbicha e sua expressão particularmente simpática.

Com um apelido carinhoso de Beardy, o Collie Barbudo adquiriu o sentido da iniciativa, da orientação e do perigo nos campos escoceses, onde ele guardava sozinho grandes rebanhos de carneiros. Possui também sólido instinto de cão de guarda, que exercita com muito discernimento. Hoje esse pastor trocou os pastos e campos pela vida de família, à qual se adaptou perfeitamente. Muito equilibrado, razoavelmente calmo – mas com alguns momentos de alegre excitação – e um tanto ruidoso, esse cão é de fácil convivência, sobretudo se lhe oferecemos o exercício cotidiano de que precisa. Esse terno sedutor transborda de afeto. Ele adora crianças, que desenvolvem muitas vezes excelentes relações com esse “Ursinho de pelúcia” alegre, malicioso e principalmente curioso. Sociável, coabita de bom grado com outros cães e gatos. Sensível e inteligente, deve ser treinado com seriedade, mas sem sobressaltos. Ele se adapta a todas as condições de vida. Como todos os pastores, o Collie Barbudo obedece bem e mostra-se receptivo ao adestramento especializado. Pode ser visto brilhando nas competições esportivas, em especial na prova de agility.

Precisa de exercícios diários. Dotado de sólida constituição, esse cão goza de excelente saúde. Em contrapartida sua pelagem exige tratamento sério e regular, e aconselha-se acostumar o Collie Barbudo aos cuidados da escovação e aos banhos desde a mais tanra idade, assim ele será mais dócil na idade adulta. Sua pelagem deve ser escovada a cada dois dias, de preferência com uma escova metálica de pontas arredondadas, para não arrancar o pelo. Se ele viver na cidade, o Collie Barbudo deverá tomar banho a cada dois meses. É preciso desembaraçar sua pelagem antes do banho. Expectativa de vida: 12 a 14 anos.

Barbudo como o nome indica, esse Collie teria entre seus ancestrais Pastores Poloneses, sem dúvida os Pastores Poloneses de planície, e dos Pastores Escoceses. Primeiramente utilizado no acompanhamento do rebanho de carneiros, esse cão, cruzado com o Bobtail, quase desapareceu no começo do século XX. Foi preciso esperar a década de 1950 para que nascesse a primeira ninhada, que está na origem dos exemplares que hoje conhecemos. Desde então a raça não para de se desenvolver.

Nível de energia : Alto
Exercício : Muito
Brincalhão : Muito brincalhão
Nível de afeição : Muito apegado
Amigável com outros cachorros : Amigável
Amigável com outros animais de estimação : Amigável
Amigável com estranhos : Amigável
Fácil de Treinar : Moderado
Cão de Guarda : Sim
Habilidade de proteção : Não muito protetor
Cuidados com a aparência : Frequentes
Tolerância ao frio : Alta tolerância
Tolerância ao calor : Média tolerância

 

Leave a Comment