Basset Hound

Written by on 25 de agosto de 2013 in Guia de Raças - No comments

basset houndTAMANHO
Macho: De 33 a 38 cm – Fêmea: De 33 a 38 cm
PESO
Macho: De 25 a 30 kg – Fêmea: De 25 a 30 kg
PERFIL
O mais pesado de todos os Bassês se caracteriza por ter orelhas muito compridas e fisionomia bastante simpática..
TEMPERAMENTO
Sociável e muito afetuoso.

O Bassê Hound é um cão de caça com seu nariz. Sua voz é profunda e melodiosa. Capaz de grande resistência ao caçar, esse bom sabujo tenaz persegue principalmente lebre, cabrito-montês, coelho e javali. Teimoso, ele deve ser adestrado com autoridade. Esse cão se adapta muito bem à vida familiar, mas, em razão de seu instinto gregário muito desenvolvido, não pode ficar sozinho em um apartamento. Por isso, precisa de companhia e de longos passeios diários. É um companheiro afetuoso e doce, muito gentil com crianças. Nunca se mostra agressivo nem receoso.

O Bassê precisa de exercícios diários. É um cachorro que se dá melhor ficando dentro de casa e tendo acesso ao quintal quando quiser. Cuidados com a pelagem são mínimos, mas o rosto precisa de limpeza ao redor da boca e das ruguinhas. Os Bassês têm a tendência de babar. NOTA: Essa raça possui predisposição para a obesidade, problema esse que contribui em complicações com os discos vertebrais. Expectativa de vida: 8 a 12 anos.

Esse sabujo é oriundo de um cruzamento de Bassês Fraceses (da Normandia, de Artois e das Ardenas). Parece que ele já existiu na Inglaterra do século XVI, pois Shakespeare faz dele uma descrição surpreendentemente precisa em O Sonho de uma Noite de Verão : ” [...] meus sabujos de pesadas barbelas e de cor areia, com sua cabeça pendente que colhe o orvalho da manhã, seus joelhos tortos e seu ventre rasante, lentos na busca, mas sempre iguais na voz, que ressoa como sinos”. Cruzado com o Cão de São Humberto (Bloodhound), o Bassê Hound adquiriu na Grã-Bretanha suas características atuais: crânio abobadado, pele frouxa e lábios (beiçada) caídos. Mas foram os americanos que desenvolveram a raça e a fizeram virar moda. Os primeiros Bassê Hounds, importados dos Estados Unidos no fim do século XIX, tornaram-se, por causa da seleção americana, os mais famosos cães de luxo e de exposição.

Nível de energia : Baixo
Exercício : Pouco
Brincalhão : Não muito brincalhão
Nível de afeição : Moderado
Amigável com outros cachorros : Amigável
Amigável com outros animais de estimação : Amigável
Amigável com estranhos : Amigável
Fácil de Treinar : Moderado
Cão de Guarda : Sim
Habilidade de proteção : Não muito protetor
Cuidados com a aparência : Pouco
Tolerância ao frio : Média tolerância
Tolerância ao calor : Média tolerância

 

Leave a Comment