Akita

Written by on 25 de agosto de 2013 in Guia de Raças - No comments

Akita

TAMANHO
Macho: 67 cm – Fêmea: De 58 a 64 cm
PESO
Macho: De 30 a 50 kg – Fêmea: De 30 a 50 kg
PERFIL
Cão grande e elegante, de movimentos leves e fortes..
TEMPERAMENTO
Cão de guarda muito inteligente, de temperamento asiático bem afirmado.

Esse é um excelente cão de guarda precisa muito de um dono que saiba perfeitamente bem como fazê-lo obedecer. Bem adestrado, o Akita pode ser utilizado para seguir rastros de caça. Os machos, salvo a exceção, não devem ser deixados sem vigilância com seus semelhantes. Esse asiático é gentil mas distante; ele mantém o olhar no dono, mas sem atrapalhá-lo. Gosta de tranquilidade, e será de preferência a companhia de uma pessoa que viva sozinha. E, a não ser que se possa oferecer a ele duas horas de relaxamento por dia, é melhor não fazê-lo viver em apartamentos.

O Akita necessita de exercícios mentais e físicos todos os dias. Precisa ter a chance correr em uma área segura. Sendo dado amplo exercício e treinamento, pode ser um comportado cachorro de casa. O Akita é um cachorro que fisicamente pode viver fora de casa em climas temperados, mas seria mais feliz se deixado passar o máximo de tempo com a família possível. A pelagem precisa de escovação pelo menos uma vez por semana para remover pelos mortos. Akitas tendem beber água e deixar uma bagunça para trás. Expectativa de vida: 10 a 12 anos.

A origem longínqua da raça, que já figurava em baixos-relevos de 4 mil anos de idade, é desconhecida, assim como a dos habitantes da província de Akita. Há vários séculos, esse grande Spitz dedicava-se à caça graúda, e do século XVI ao XIX vivia no luxo. Somente a família imperial e os nobres tinham o direito de ter o Akita, que tinha, então, seus próprios empregados, que lhe dirigiam a palavra com respeito em uma linguagem muito especial. Considerado o cão nacional nipônico, ele aparece em vários selos e tem um monumento só seu, na cidade de Tóquio. Antigamente era adestrado para brigar com outros cães, prática atualmente proibida, e a raça protegida. O Akita seduziu os países ocidentais por suas qualidades de guarda e companheirismo. Ele representa a raça japonesa do grupo dos Spitz mais conhecida no exterior

Nível de energia : Moderado
Exercício : Moderado
Brincalhão : Moderado
Nível de afeição : Moderado
Amigável com outros cachorros : Amigável
Amigável com outros animais de estimação : Amigável
Amigável com estranhos : Tímido
Fácil de Treinar : Moderado
Cão de Guarda : Sim
Habilidade de proteção : Muito protetor
Cuidados com a aparência : Pouco
Tolerância ao frio : Alta tolerância
Tolerância ao calor : Baixa tolerância

Leave a Comment