Por que os cães comem grama?

Written by on 25 de agosto de 2013 in Curiosidade - No comments

cao-grama

Todas pessoas já devem ter visto um cão comer grama, existem diversos motivos mais que normais para este tipo de comportamento canino.

Entre diversas explicações uma das mais interessantes é a dos parentes caninos selvagens de nossos amigos domésticos, estes parentes são os lobos, as raposas e os cachorros-do-mato. Estes animais tinham na sua dieta animais herbívoros, ou seja, indiretamente eles ingeriam muitas gramas e plantas que estavam no intestino dos animais ingeridos. Assim sendo, os cães domésticos comem grama ou mato, pelo simples fato de que faz parte da sua dieta básica, segundo alguns estudiosos veterinários os cães apenas buscam uma nutrição que seja fresca crua como já era feito na época dos seus antepassados.
Um segundo motivo muito interessante é de que os cachorros comem grama quando estão caçando e correndo. Durante a caçada o cachorro come a grama por onde a sua presa passou, desta forma, o cão junta informações através da sensação do cheiro e do gosto do animal para localiza-lo.
E por último o mais conhecido pelas pessoas, os cães costumam comer grama ou matinhos quando eles se sentem com o estômago indisposto. A grama tem como objetivo agir como um “irritante” para o estômago, fazendo com que o animal vomite a comida ou veneno ingerido. Outra função da grama é inserir fibras à dieta do animal, melhorando assim o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino nos nossos amigos.
A questão mais pertinente sobre a grama seja que após o ato de comer a grama, involuntariamente o produto clorofila é adicionado ao intestino. Aclorofila inibe o crescimento de bactérias em feridas, combate diversas infecções de gengiva, garganta, úlceras gástricas e inflamações no intestino. É responsável também pela renovação de tecidos, promovendo uma flora intestinal saudável e ativa de enzimas para produzir vitaminas (A, E e K).
Mas cuidado!
A grama do jardim, quintal ou da calçada pode estar contaminada com agrotóxicos e poluição. Sendo assim, a ingestão deste verdinho pode trazer problemas como vermes e parasitas.

Leave a Comment