Terceira Etapa – Dominância da 12ª à 16ª semana

Written by on 1 de outubro de 2013 in Adestramento - No comments

cabo-de-guerraNa terceira etapa os nossos filhotes começam a testar os outros membros da matilha para saber quem é o líder. É importante mostrar ao cãozinho, carinhosamente, que você é o líder. Ele irá testá-lo, na maioria das vezes, por meio de brincadeiras. Demonstre controle, principalmente nas brincadeiras mais agressivas ou nas que haja algum tipo de disputa. Evite brincar de cabo-de-guerra com o filhote ou ficar puxando algo que ele tenha na boca, não permita que seu cachorro o morda, mesmo que seja de brincadeira. Qualquer tipo de atividade violenta, mesmo que lúdica, é desaconselhável, principalmente nesta fase. Ensine ao cão comandos simples e exija-os em troca de comida, atenção ou qualquer outra recompensa – esse é um processo que ajuda incrivelmente a estabelecer uma hierarquia correta.

Segundo Clarence Pfaffenberger, o temperamento de seu cachorro no final desta fase se estabilizará, e ele provavelmente manterá suas características para o resto da vida.

Lembre-se: o cão dominante é aquele que sempre tem suas vontades atendidas. Essa dominância, porém, não necessariamente é feita de forma agressiva. Muitos cães dominantes são extremamente dóceis e simpáticos. Daí a razão de raramente conseguirmos dizer NÃO a eles. E toda a questão de dominância se resume nisso: quem é que decide. E quando a vontade que prevalece é a do cão, e não a do dono, temos uma situação clara de cão dominante, e que nada tem de agressivo.

 

Informações baseadas no livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi

Leave a Comment