Período Inicial – Os primeiros 50 dias de vida

Written by on 27 de agosto de 2013 in Adestramento - No comments

Siga a série de posts que iremos explicar o desenvolvimento cerebral de um cão.

 

  • O que se devemos fazer para auxiliar no desenvolvimento dos sentidos de um filhote.
  • Qual é a melhor idade para se trabalhar a socialização.
  • O que pode tornar o cão agressivo.
  • Em que idade o cão pode começar a receber educação e adestramento.
  • O que pode ser feito para que um cachorro se torne um animal equilibrado.
  • Período Inicial – Os primeiros 50 dias de vida

primeiros-50-diasTodos filhotes devem ficar com a mãe e com os irmãos neste período, pois, a partir do 21° dia até o 50º dia, eles aprendem a lidar com outros cachorros, seja brincando ou brigando, e a aceitar a disciplina imposta pela mãe. Os animais que são removidos da ninhada antes do fim deste estágio têm mais dificuldade para se relacionar com outros cães, são mais agressivos, apresentam problemas para cruzar e respondem pouco ao treinamento.

Nesta fase podemos auxiliar no desenvolvimento dos órgãos sensoriais. Massageá-los, deixar o rádio ligado em baixo volume ou, ainda, não deixá-los totalmente no escuro, são providências que estimulam o desenvolvimento do sistema nervoso e intensificam a relação entre as funções cerebrais e as atividades sensoriais.

Quando não são garantidas as condições necessárias para o desenvolvimento cerebral, pode ocorrer, por exemplo, o problema conhecido como nerve-blind, explicado pelo doutor Joel Dehasse e pela doutora Colette Buyser, em seu livro Comportamento e Educação do Cão. Eles afirmam que, se os filhotes forem criados na escuridão até a maturação do nervo óptico, ficarão cegos.

Os sentidos dos cães são extremamente aguçados, por isso devemos tomar alguns cuidados para que se desenvolvam corretamente.

Todas as informações foram baseadas no livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi.

Leave a Comment